Record go rent a car

This post is also available in: Español English

A Festa de São João é a festa mais importante da cidade do Porto, pois celebra a festa de São João, o padroeiro da cidade.

Por esta razão, São João é o santo mais venerado no Porto e toda a cidade se enfeita com música, dança e fogo de artifício para receber o solstício de verão.

 

Quando se celebram as Festas de São João?

 

As Festas de São João no Porto duram vários dias. Por exemplo, o São João 2023 celebra-se de 16 de junho a 2 de julho, sendo os dias mais importantes da festa 23 e 24 de junho.

Acima de tudo, a noite da véspera do dia de São João, por volta da meia-noite, é o ponto alto das Festas, quando o céu se enche de luz e cor para celebrar a entrada definitiva na época estival.

 

Quais são as tradições das Festas de São João?

 

Ao longo do tempo, foram-se consolidando características que tornam estas festas ainda mais populares e originais, sobretudo para o turista ou viajante que visita o Porto durante o mês de junho. Se está a pensar em quais são estas tradições especiais do dia de São João, aqui está uma lista das mais importantes:

 

  • Os martelinhos. Esta é, sem dúvida, a tradição mais divertida e a que mais chama a atenção à partida. Durante os dias mais importantes, especialmente na noite de S. João, toda a gente leva na mão um martelinho de plástico colorido, que se pode comprar na rua, e é normal bater com ele na cabeça de conhecidos e familiares, pelo que é fácil ouvir o som caraterístico destes martelos de brincar em todos os cantos da cidade.
  • Balões de ar quente. Outra das tradições mais populares do São João é o lançamento de balões de papel para o céu. Estas lanternas acesas aproveitam o calor da chama para subir ao céu. Tal como a tradição do fogo de artifício e das fogueiras, esta tradição é herdada do culto do fogo que era homenageado na antiguidade para celebrar a abundância das colheitas agrícolas.
  • Fogo de artifício na Ribeira. À meia-noite, na passagem do dia 23 para o dia 24 de junho, um grande espetáculo de fogo de artifício é lançado da ponte de Dom Luís I e da própria ribeira, inundando todo o céu do Porto. É também acompanhado por música e constitui um espetáculo visual e sonoro que atrai centenas de pessoas ao longo do passeio marítimo da Ribeira do Porto.

 

  • Prove os pratos típicos das Festas de São João. A sardinha assada, o cabrito, o caldo verde, a salada de pimentos ou a broa são os mais tradicionais e populares. Para além disso, as ruas ficam inundadas de mesas postas para a ocasião e estas festas e refeições colectivas realizam-se em esplanadas e ao pé de passeios e ruas.
  • Saltar as fogueiras de São João. Talvez a tradição mais difundida da noite de verão, não só no Porto e em Portugal, mas em muitas outras cidades e países mediterrânicos e europeus. Acender fogueiras junto ao mar, saltar sobre elas e queimar pedacinhos de papel com desejos escritos no interior são algumas das tradições mais comuns e esperadas também no Porto.
  • Flor de alho porro. Embora esta tradição tenha sido um pouco substituída pela moda de usar martelinhos, também é possível encontrar muitas pessoas a usar esta flor de alho com um caule longo e grosso, muito associada à exaltação da fertilidade e do amor e ao afastamento do mau-olhado. Algo semelhante se passa com o uso do chamado manjerico, uma planta muito semelhante ao manjericão, que costuma ser oferecida como prenda aos casais apaixonados.
  • Festas, bailes e concertos. Sobretudo, na noite de San Juan, todas as ruas se enchem de espectáculos ao vivo, orquestras, bailes ao ar livre e a festa prolonga-se até às primeiras horas da manhã.

 

Como vê, as Festas de São João são o pretexto ideal para visitar o Porto pela primeira vez, ou para voltar a visitá-lo, e com o martelinho na mão desfrutar da cidade e do início do verão de uma forma tão animada e divertida. Apetece-lhe?

 

Com a Record go Mobility tem as melhores ofertas de aluguer de carros em Portugal. Vai viajar para o Porto e precisa de um veículo para se deslocar como quiser e com quem quiser?

Divirta-se dirigindo seu carro alugado

nos melhores destinos da Espanha com os preços mais baratos

Club Record go

> Desfrute de descontos exclusivos no seu aluguer.
> Receba todas as nossas ofertas e novidades por e-mail.
> Gerencie convenientemente suas reservas a partir de sua área pessoal.